Fale com a Ouvidoria
Portal do Beneficiário | Ainda não sou cadastrado!  


Central de Teleatendimento (2ª a 6ª feira - 7:30h às 19:30h) - Tel.: (21) 2126-7000

CAC - Caixa de Assist麩cia dos Servidores da CEDAE


Notテュcias


Compartilhe:


NOVO PRESIDENTE DA CAC FALA SOBRE OS DESAFIOS NA GESTテグ DO PLANO


A nova Diretoria da Caixa de Assistência dos Servidores da CEDAE, que tomou posse no dia 13 de março, teve nessa segunda-feira, 26, a primeira reunião com o Conselho Deliberativo da CAC na Sede da Empresa. Além da presença dos Diretores da CAC e dos Conselheiros, o evento contou com a participação do Presidente da PRECE, Sidney do Valle Costa, e do Presidente do Conselho Fiscal, Fábio França Nunes.


O presidente da CAC, Dr. Luís Eduardo Freitas de Faria, deu início à Reunião e falou sobre os novos rumos da Empresa. Enfatizou que este é um momento de renovação e que os desafios à frente vão requerer muito trabalho e comprometimento. “Este é um momento emblemático para a CAC, que completa 30 anos agora em 2018. E o que nós queremos é que ela comemore por vários e vários anos, mas isso só será possível com uma verdadeira transformação”.


Luís Eduardo disse, ainda, que, ao contrário de outras empresas de autogestão, a CAC não se atualizou, e hoje vai precisar passar por uma reestruturação profunda. “Os desafios para toda a Diretoria e para os Conselheiros serão diversos, e todos difíceis. Serão necessárias medidas duras a fim de que a CAC entre no que podemos definir como um ‘eixo de normalidade’ no usuário das autogestões.


Ao fazer um agradecimento especial à Diretoria da CEDAE, na pessoa do seu presidente Dr. Jorge Briard e à PRECE, na pessoa do Dr. Sidney do Valle Costa, o Presidente da CAC enfatizou a importância das três empresas se manterem fortes. “Somos como quase uma trindade, pois existe uma ligação forte entre as empresas. Se qualquer uma vai mal, as outras acabam ecoando esse momento. Nós vamos fazer tudo que estiver ao nosso alcance para deixar a CAC saudável e autossuficiente durante nossa passagem por aqui. Com um trabalho sólido, de qualidade, que possa ser utilizado no futuro também”.


Sidney do Valle agradeceu a oportunidade de estar presente neste início da nova Gestão da CAC e falou sobre a realidade da PRECE, que passa também por um momento de mudanças. “Passamos por um processo difícil, e, mesmo fazendo um planejamento estratégico, foi preciso agir em vários momentos, para acertar o rumo. Claro que isso não agrada a todos, mas é extremamente necessário”. Ao falar da Caixa de Assistência, o Presidente da PRECE disse: “A CAC se mantinha num fluxo de caixa sazonal, com momentos difíceis, de custos altos, e outros nem tanto, assim conseguiu, de alguma forma, se equilibrar. Mas isso mudou, a carteira envelheceu. E como não tem gente entrando no Plano a conta não fecha. Hoje, a CAC precisa se sentir moralizada, e o tempo é curto”.

 

Nesta 146º Reunião do Conselho Deliberativo a pauta incluiu assuntos como: apreciação do Balanço 2017; a contratação de uma auditoria para análise econômico-financeira da CAC no início da nova gestão; e a contratação de uma consultoria para promover o planejamento estratégico da CAC e eventuais escopos adicionais.
Sobre a necessidade de um planejamento estratégico, o Presidente Luís Eduardo disse que este trabalho é essencial para que a CAC consiga atingir todo o seu potencial enquanto Caixa de Assistência. “Um olhar profissional externo pode nos revelar um leque de possibilidades que nós muitas vezes não somos capazes de ver. Serão esclarecidos, por exemplo, quais são realmente os pontos em que precisamos melhorar. Trata-se de uma necessidade urgente, para dar um rumo à CAC, algo que fique aqui depois que nós não estivermos mais à frente dos trabalhos”.


No que se refere à auditoria, o Presidente explicou que este trabalho vai ajudar no melhor entendimento do que vem sendo realizado internamente na Empresa. “É uma maneira de verificarmos se nossa auditoria interna está realmente funcionando como deveria, se o controle que fazemos dos custos traduz de fato a realidade. Por mais que tenhamos profissionais trabalhando nessas áreas, não dá para achar que sabemos tudo. Essa análise econômico-financeira é muito importante e extremamente necessária”.


Assim como a consultoria para o planejamento estratégico, a auditoria também foi aprovada pelos conselheiros, de forma unânime.


Participaram da 146º Reunião do Conselho Deliberativo da CAC:
Flávio de Carvalho Filho – Presidente do Conselho
Bruno Ferreira de Oliveira – Conselheiro
Sérgio Rego Rodrigues – Conselheiro
Sergio Luiz Rodrigues de Araújo – Conselheiro
Carlos Orlando Oliveira Afonso – Conselheiro Suplente
Marcello da Costa Barros – Conselheiro
Sandoval Gomes de Sena Neto – Diretor Técnico-Operacional da CAC
Antonio Adolpho de Souza C. Pereira - Diretor Administrativo-Financeiro da CAC
Ary Gabriel Girota de Souza – Suplente do Diretor de Assistência aos Associados da CAC
Vitor Soares Duque Estrada – Diretor Técnico de Desempenho da CAC
Maione Motta de O. Ferreirinha – Gerente de Recursos Humanos da CEDAE.



Ver mais notテュcias


http://www.ans.gov.brANS - nº 321869

Sede: Av. Presidente Vargas, nº 463/ 15º andar. Centro, Rio de Janeiro - RJ. CEP: 20071-908. Tel.: (21) 2126-7000. E-mail: cac@cac.org.br
© 1988-2010 CAC - Caixa de Assistência dos Servidores da CEDAE

Patrocinadoras:
CEDAEPRECE - Previdência Complementar