Fale com a Ouvidoria
Portal do Beneficiário | Ainda não sou cadastrado!  


Central de Teleatendimento (2ª a 6ª feira - 7:30h às 19:30h) - Tel.: (21) 2126-7000

CAC - Caixa de Assistźncia dos Servidores da CEDAE


NotĆ­cias


Compartilhe:


EXAME PERIƓDICO CONTRIBUI PARA A SAƚDE DO TRABALHADOR


Para a avaliação das condições de saúde dos trabalhadores, os Exames Periódicos são realizados anualmente pela CAC e atendem aos empregados da CEDAE, CAC e PRECE. O trâmite é uma normativa registrada na portaria nº 3214 do Ministério do Trabalho e Emprego, e todas as empresas estabelecidas têm que realizar o procedimento.


Os exames são essenciais para avaliar e orientar os funcionários quanto aos níveis dos fatores de risco, sejam eles físicos, químicos, biológicos ou ergonômicos, a que estão expostos em seus ambientes laborais.


Laboratoriais, Audiometria, Espirometria, RX do Tórax, Oftalmológico, Dosagem de Chumbo, Carboxihemoglobina, Ácido Hipúrico, USG Transvaginal, USG Próstata, USG Mamas, Mamografia, Densitometria Óssea, Preventivo (colpocitológico), consultas ginecologistas e urologista são os principais exames solicitados.


Entretanto, o médico do trabalho prescreve de acordo com critérios relacionados ao cargo/função e local de trabalho de cada funcionário, para que consiga identificar melhor por meio dos exames como está a saúde do empregado.


Na CAC, através do Departamento Médico-Social – DEMES, existe o Programa de Saúde Ocupacional – PROSAO, que é responsável pelos atendimentos e acompanhamentos médicos dos empregados. O Gerente do DEMES, Dr. Jorge Guilherme de Moraes falou sobre a importância da realização da avaliação.


“Dentre tantos benefícios, destaco a prevenção, pois através destes exames conseguimos detectar algumas doenças e orientar o tratamento ambulatorial de forma imediata, promovendo qualidade de vida do empregado e redução de futuras e possíveis internações”.


Como forma de divulgação, o PROSAO informa com antecedência aos núcleos da CEDAE o cronograma de atendimentos, por intermédio do site da CAC, nas edições do jornal “CAC Notícias” e envio de cartazes para as chefias a fim de que todos os empregados tenham ciência das datas dos exames.


O funcionário da CEDAE, Dr. Genilton Junior, Médico Coordenador GAP-2.2 da medicina do trabalho considera que o periódico ajuda a identificar questões que possam prejudicar a saúde do trabalhador, mesmo que não estejam correlacionadas com as atividades desempenhadas no trabalho, oportunizando o tratamento em período inicial. “O exame periódico não deve ser visto apenas como uma obrigação do empregado e do empregador”.


O Assessor de Recursos Humanos da PRECE, Antônio Carlos Gusmão concorda que o periódico deve ser tido como prioridade tanto para os funcionários quanto as empresas, já que esses fatores podem contribuir para o bem-estar do empregado e na redução nos índices de absenteísmo motivados por doenças. “Para nós da PRECE, nosso maior benefício é a comodidade de não ter que se deslocar para os exames laboratoriais e nem para as consultas clínicas”.

 

Atendimento in loco

O Motorhome, veículo para realização de eventos específicos ligados à área da saúde, foi inserido aos processos de exames ocupacionais da CAC em março de 1994. Desde a sua implantação até os dias atuais têm sido um importante meio de levar até aos postos de trabalho um transporte com infraestrutura adequada para a realização de consultas e exames médicos.
A ida dos profissionais de saúde até os núcleos propicia maior comodidade e agilidade aos funcionários, que não precisam na maior parte dos casos se deslocar a uma clínica para se submeter a essa avaliação anual.
O Dr. Jorge Guilherme salienta que o transporte é uma importante ferramenta para facilitar o cumprimento da lei que rege a obrigatoriedade em efetuar os exames periódicos em todos os funcionários da CEDAE, CAC e PRECE. “Quando o Periódico é realizado no Motorhome, o médico adquire um espaço mais reservado para examinar os empregados sem necessidade de ocupar as dependências internas da CEDAE, além de ser um eficiente veículo de viagem para os atendimentos fora de sede”.



Ver mais notĆ­cias


http://www.ans.gov.brANS - nº 321869

Sede: Av. Presidente Vargas, nº 463/ 15º andar. Centro, Rio de Janeiro - RJ. CEP: 20071-908. Tel.: (21) 2126-7000. E-mail: cac@cac.org.br
© 1988-2010 CAC - Caixa de Assistência dos Servidores da CEDAE

Patrocinadoras:
Nova CEDAEPRECE - Previdência Complementar